terça-feira, 8 de maio de 2012

Fuja do estereótipo de turista!

Pense na palavra TURISTA. É bem provável que tenha lhe vindo à mente uma pessoa usando um grande chapéu, com máquina fotográfica pendurada no pescoço, marca do bronzeado na altura da manga da camisa e, independente da procedência, a maior cara de gringo. Essa situação até poderia ser engraçada, se não fosse - para dizer o mínimo - perigosa para os personagens reais dessa história.

Por maior que seja a nossa empolgação ao visitar um novo lugar, especialmente aqueles com os quais sonhamos a vida inteira, precisamos ter alguns cuidados. E ainda que a cidade que estejamos visitando seja segura, atenção e cuidados nunca são demais na hora da viagem.

Um dos maiores erros cometidos pelos turistas é "fantasiar-se" de turista. Claro que ninguém vai mudar a personalidade ou a maneira habitual de se vestir, ou aprender uma língua ou um sotaque facilmente para se passar por um nativo do local, mas evitar o estereótipo de turista já é um bom começo.

Preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo a se proteger e evitar abordagens indesejadas:

  • Chapéu, camisa florida e olhar abobalhado (de quem está impressionado com a beleza do lugar) é o crachá que o identifica como turista. Procure levar roupas neutras na mala, de modo que não o faça destoar demais das outras pessoas.
  • Andar com mapa na mão em lugares abertos faz com que os espertinhos o identifiquem rapidamente como turista. Se precisar pedir ajuda, busque os guichês de informações; caso não exista ou não encontre nenhum, pare em algum restaurante onde possa ter mais privacidade para analisar seu mapa.
  • A menos que você esteja junto a um grupo, evite andar com sua câmera fotográfica exposta. 
  • Colha informações sobre os lugares que vai visitar no local onde estiver hospedado ou junto aos centros de informação ao turista. Quanto mais informações tiver, menos você irá precisar pedir ajuda às pessoas na rua.
  • "Futebol, carnaval, caipirinha". Sim, isso faz parte da cultura brasileira, e nem por isso gritamos isso no meio da rua, não é? Você não precisa ficar dizendo palavras que remetem a um determinado lugar para sentir que está lá. Apenas curta!
  • "Oxente, bichinho, eu sou de Réeeeecife!". Não tente se passar por um local imitando o sotaque do lugar, pois o máximo que irá conseguir é entreter as outras pessoas. (A propósito, poucas pessoas no nordeste falam "oxente bichinho", e nenhum recifense pronuncia "Réeecife". Fica a dica!)

Uma atitude neutra pode ajudá-lomais do que você imagina. Não deixe de curtir e de se impressionar com os lugares que visitar, mas deixe a fantasia de turista para o carnaval de Pernambuco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário